a concepção

PESQUISA DE ENCENAÇÃO - O TEATRO IMEDIATO

O NÓRDICO é resultado de uma pesquisa de dramaturgia e estética na qual o ator se configura como principal ponto de partida em direta e imediata contracena com a iluminação e a trilha sonora, sem texto escrito que os anteceda. Com base em fluxos de improvisação essa tríade se tornou responsável pela criação de uma narrativa lógica, lírica e latente. Nesta fase inicial cada espetáculo/experimentação é reconhecido como uma obra a parte, utilizando o conceito de happening, o qual ilustra bem a filosofia estética e artística do projeto.
A paritr desta fórmula - intitulada O TEATRO IMEDIATO - elaborada em sala de ensaio, Thor Vaz e Nando Zâmbia vestiram-se das ferramentas necessárias para a criação de espetáculos teatrais totalmente particulares, desde a temática abordada pela dramaturgia até a estética empregada em cena.

Depois do processo de levantamento do material chegou-se a uma definição acerca da obra. A partir de algumas experimentações já pôde-se trabalhar na lapidação de todo o material levantado, dando finalidade estética e teatral ao que antes figurava como performance contínua e particular. Aquilo que era improviso autêntico e espontâneo se tornou texto escrito e fechado. O que antes eram encontros performáticos tomaram a forma de ensaios tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário